Voluntariado, o que é?

Integrar um projeto de voluntariado é como iniciar um novo estilo de vida, mais preocupado com o próximo, com o mundo e com todos aqueles que fazem dele sua casa.


Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que nos caracterizam enquanto voluntário, desde o altruísmo à necessidade de socializar e de partilhar experiências, passando pela realização pessoal e profissional e necessidade de aperfeiçoar competências técnicas e práticas.


O voluntariado não é apenas uma palavra, é uma ação que está no subconsciente de cada um de nós, mas apenas alguns conseguem arriscar e ajudar quem mais precisa sem esperar recompensa e tu és esse(a) sortudo(a).

Se queres arriscar e descobrir projetos que se enquadram com o teu perfil e disponibilidade envia mensagem no nosso Balcão do Voluntário

10 dicas

para um voluntário consciente

1

Arrisca  

O medo de integrar um projeto de voluntariado é o sentimento mais comum, e a justificação primordial das pessoas que não partem rumo a um experiência de voluntariado fora da zona de conforto. Mas tu vais arriscar, tu vais combater esse medo e ajudar a construir um mundo mais justo.

Sem arriscares nunca saberás a capacidade que tens de moldar o mundo.

2

Não precisas de ser especialista  

Não precisas de ser especialista em nenhuma área para fazer voluntariado. Todos podem contribuir.

 

Contribuir em áreas fora da tua zona de conforto, muitas vezes, tornam-se as melhores experiências. Acabas por desenvolver e melhorar mais competências. Tornar-te-ás uma pessoa mais rica e com mais versatilidade para enfrentar os desafios do futuro.

3

Prepara-te

Quer faças voluntariado ao pé de casa ou a milhares de quilómetros de distância é fundamental que te prepares e que estudes o local e o contexto em que te vais inserir, bem como toda a cultura que lhe está associado.

 

Todos os voluntários são diferentes e os destinos únicos, por isso, cada um deve preparar-se de maneira diferente.
 

4

Assume o compromisso  

O voluntariado não é um trabalho, mas tem regras e horários. O voluntariado é um compromisso assumido que deve ser cumprido.

5

Partilha conhecimento

O voluntariado é uma aprendizagem bilateral. Promove uma cultura de partilha de conhecimentos e ensinamentos no teu projeto. Torna a tua experiência mais rica e enche a bagagem de “ferramentas” que te ajudarão no futuro.

 

Já pensas-te que as maneiras de solucionar um problema podem não ser iguais em todos os sítios?  Podes até encontrar maneiras mais simples de os resolver nos sítios mais inesperados.

6

Trabalha em equipa  

Não rumes sozinho. Trabalha em conjunto com os outros voluntários, comunidade ou associação que estás a apoiar, para juntos atingirem mais facilmente os objetivos.

 

Ao trabalhares em equipa não estás só a tornar as tarefas mais acessíveis como também estás a promover o convívio e a partilha. Vais ver que o caminho para atingir a meta será mais animado e mais enriquecedor.

7

Promove o diálogo

 

Se alguma situação ou atitude te choca ou vai contra os teus princípios fala com o autor dessas ações.  Tenta perceber as razões que o levaram a agir de tal forma e mostra-lhe melhores opções. Não  te precipites a julgar, primeiro coloca-te do outro lado e vê como agirias.

 

A conversa e o diálogo são as melhores ferramentas para o crescimento, usa-as.

 

O voluntário tem sempre direito a participar nas decisões, por isso usa a tua voz para melhorar atitudes e situações. Expõe a tua opinião de forma refletida e transparente.

8

Sorri  

O sorriso é a melhor ferramenta para se usar num projeto de voluntariado. Uma gargalhada muda vidas e melhora experiências.

 

Usa o teu melhor sorriso todos os dias e vais ver que muitas mais pessoas irão sorrir à tua volta. Se fizeres isso, a tua missão terá o sucesso garantido.

9

Testemunha a tua experiência

A primeira missão que tens quando regressas da tua experiência de voluntariado é partilhares a tua aventura, o sucesso do teu projeto. Com o teu testemunho deves tentar tornar o voluntariado uma realidade mais vincada na sociedade atual.

10

Continua o caminho 

O percurso que começaste e que te levou rumo a uma experiência de voluntariado nunca termina.

 

Continua sempre na procura de um mundo mais justo. Procura novas experiências e nunca desistas de arriscar. Tu és uma peça fundamental na construção de um futuro mais brilhante.

Queres arriscar?

Queres fazer voluntariado, mas não sabes quais são as melhores opções?

Nós ajudamos.

Preenche o questionário seguinte e espera por um e-mail nosso.

 

© 2020 por ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTARIADO ARRISCAR

GOLD SPONSORS:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle