Poder do Voluntariado

24 de abril a 29 de maio de 2020

A Associação de Voluntariado ARRISCAR comemorou no dia 24 de abril o segundo aniversário da fundação. Dois anos em que organizou e promoveu projetos no âmbito ambiental, social e humanitário. Dois anos em que juntou vários voluntários, jovens e menos jovens, com um objetivo em comum, ajudar o próximo.

Devido a toda a situação vivida e não podendo festejar na rua, a Associação decidiu celebrar com todos os seus voluntários, amigos e seguidores de uma forma diferente, lançando o projeto Poder do Voluntariado.

 

Este projeto completamente digital tem como principal objetivo a partilha de visões e testemunhos de voluntários sobre diferentes temáticas dentro do tema que nos une, o voluntariado.
 

Concurso Escolar de desenho

Vouzela - Voluntariado, Natureza e a sua gente

Nova data

até 30 de junho

O Concurso Escolar de Desenho “Vouzela - Voluntariado, Natureza e as suas gentes” tem como principal objetivo consciencializar e sensibilizar os jovens vouzelenses para a necessidade de fazer a diferença na comunidade em que estão inseridos, sendo ativos, ajudando na mitigação das dificuldades e fragilidades que o concelho de Vouzela apresenta e na promoção da cultura e tradições do concelho. Através da expressão plástica espera-se a dinamização e promoção de Vouzela e das suas mais valias, como a natureza e as suas gentes.


Este concurso é dirigido a todos os estudantes do 1º ao 3º ciclo do ensino básico e estudantes do ensino secundário e profissional dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho de Vouzela.


Os desenhos devem ser fotografados ou digitalizados e enviados pelo e-mail a.v.arriscar@gmail.com.


Regulamento “Vouzela – Voluntariado, Natureza e as suas gentes”

Presente no Natal

29 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020

A iniciativa "Presente no Natal", que decorreu no dia 29 de dezembro, em Alcofra e que, posteriormente, viria a repetir-se no dia 5 de janeiro de 2020, em Moçâmedes, juntou pequenos, "médios" e graúdos num convívio pós-natal, com o intuito de partilhar a alegria presente nesta tão bonita época do ano.

A solidão dos mais idosos, camuflada pela época natalícia e o envelhecimento das freguesias do concelho foram os principais temas falados durante os encontros.

Para não fugir à regra imposta nesta época, foi partilhado um pequeno lanche com todos os participantes.

Vouzela no Verão 2019

26 a 28 de julho de 2019

No passado fim de semana, dias 26, 27 e 28 de julho, a Associação Arriscar, em parceria com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Dr. Amorim Girão, juntou, no município de Vouzela, mais concretamente na freguesia de Fataunços, cerca de três dezenas de crianças e voluntários da Associação "O Meu Lugar no Mundo", do Porto. 

 

Esta atividade, direcionada para a ocupação das férias de Verão das crianças e jovens que frequentam esta associação portuense, permitiu não só dar a conhecer aos mais novos uma realidade diferente daquela onde vivem, o interior, que muitas vezes é esquecida e negligenciada por quem vive nas grandes metrópoles, como também proporcionar momentos de convívio e descontração a todas as crianças no final de mais um ano letivo. 

 

Estas crianças já tinham visitado o nosso concelho, pela altura da Páscoa, integrando um outro projeto da Associação Arriscar, onde acabaram por ajudar na limpeza e reflorestação da mata da Nossa Senhora do Castelo, entre outras atividades de cariz social e ambiental. 

ARRISCA' 19 - 1º Aniversário

19 de julho de 2019

No dia 19 de julho, pelas 21h30, o Cine-Teatro João Ribeiro, em Vouzela, recebeu o 1º Aniversário da Associação de Voluntariado Arriscar, com a realização do evento ARRISCA’19.

 

Este evento começou com a explicação de todas as atividades promovidas pela associação neste último ano e contou também com o lançamento do livro “Arriscar – O Poder do Voluntariado”, do Luís Lobo, fundador da Associação. Depois de ser interpretado o hino da Arriscar pela Beatriz e pelo Filipe (membros da associação), a noite terminou com um excelente momento de convívio entre as dezenas de pessoas que assistiram ao evento.

Foi um sarau diferente, de partilha e de celebração do voluntariado.

Vouzela Easter Volunteer

12 a 14 de abril de 2019

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, a Associação de Voluntariado Arriscar em parceria com a Associação “O Meu Lugar no Mundo, do Porto, realizaram a primeira Edição do Vouzela Easter Volunteer.

Esta atividade direcionada para a ocupação das férias de Páscoa das crianças e jovens que frequentam a Associação “O Meu Lugar no Mundo” permitiu aos mais novos conhecerem outras realidades muitas vezes esquecidas e negligenciadas por quem vive nas grandes metrópoles, como também mostrar que por vezes simples gestos são capazes fazer a diferença e tornar a nossa sociedade mais justa e inclusiva.

Durante o fim de semana, as mais de duas dezenas de crianças e voluntários que se deslocaram do Porto, descobriram Vouzela, ajudaram a reflorestar e limpar as nossas matas e ainda visitaram os idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.

 

Depois das várias atividades e dinâmicas que realizaram, sempre com muita diversão e trabalho de equipa, estes jovens voltaram mais conscientes e com vontade de Arriscar.

 

Sabe mais sobre o programa do evento aqui.

Iniciativas de Reflorestação

23 e 29 de março e 24 de maio de 2019

Durante o ano de 2019, a Associação Arriscar promoveu três iniciativas de ordenamento e reflorestação na mata da Senhora do Castelo, Vouzela.


A primeira atividade ocorreu no dia 23 de março, durante a comemoração da Semana da Árvore e das Florestas. Uma semana depois, a 29 de março, a Associação organizou uma nova iniciativa, desta vez em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.


Por fim, no dia 24 de maio, os alunos do intercâmbio ERASMUS + do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia também se juntaram à Arriscar para completar este projeto.


No total, foram arrancadas várias centenas de espécies invasoras e replantados cerca de duas centenas de carvalhos, sobreiros e outras espécies autóctones.

Florestar Vouzela na Escola

23 de novembro de 2019

No dia 23 de Novembro de 2018, a Associação de Voluntariado Arriscar visitou várias escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vouzela.
 

Enquadrado na iniciativa “Florestar Portugal”, promovida pela Associação AMO Portugal, a Arriscar, coordenadora de concelhia desta associação, lançou a 1ª edição do projeto “Florestar Vouzela na Escola” para comemorar o Dia da Floresta Autóctone e consciencializar os mais novos, sensibilizando-os para as preocupações ambientais e sociais.
 

Entre as dinâmicas realizadas com as mais de 70 crianças envolvidas no projeto, o destaque vai para a construção de uma “pequena floresta”  de árvores autóctones, em cada escola.
 

As crianças construíram vasos com pacotes de leite e plantaram dezenas de bolotas de carvalhos e sobreiros, que irão cuidar e tratar até ao próximo ano, altura em que irá ser feita a replantação.

1º Fim de Semana Voluntário

8 e 9 de setembro de 2018

A 1ª Edição do Fim de Semana Voluntário foi um evento que juntou, em Vouzela, cerca de 20 jovens de Lafões durante os dias 8 e 9 de setembro.

Através de várias atividades de voluntariado, dinâmicas, testemunhos e muita diversão conseguimos que estes jovens se conhecessem e desenvolvessem competências na área da solidariedade e do voluntariado. Para além disso, claro, conseguimos fomentar a partilha e a união entre todos e fazer com que cada voluntário se sentisse uma peça fundamental em qualquer projeto de voluntariado. No final, os jovens voltaram mais conscientes e ativos na procura e construção de um mundo melhor.

Sabe mais dos objetivos deste evento aqui.

Sessão de Apresentação Pública da Associação

21 de julho de 2018

No dia 21 de julho pelas 21 horas, no Largo Conde Ferreira, em Vouzela, decorreu a sessão de apresentação da associação. Neste evento, onde estiveram cerca de cem pessoas, foram explicados todos os objetivos da Arriscar.

 

A iniciativa contou ainda com os testemunhos do Francisco Dias, da Lokas Cruz e com um  momento musical.

Galeria

 

© 2020 por ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTARIADO ARRISCAR

GOLD SPONSORS:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle